Casa da Estalagem

  1. A CASA DA ESTALAGEM está situada em Ervidel, uma bonita aldeia do concelho de Aljustrel numa encruzilhada de estradas que a ligam rapidamente não só à sede do concelho mas também a Beja e a Ferreira do Alentejo. Em frente da aldeia, do outro lado da estrada e a curta distância, estende-se a albufeira da Barragem do Roxo.

    O centenário imóvel da CASA DA ESTALAGEM funcionou desde finais do século XIX até meados do século XX como estalagem de comerciantes e mercadores que percorriam as diversas localidades da região. A aquisição do imóvel pelos actuais proprietários pretendeu manter a sua memória e retomar a sua antiga função. Por este edifício se tratar de um exemplar qualificado da arquitetura do sul do país, a sua reabilitação procurou manter as suas qualidades espaciais e arquitectónicas, características da tipologia da casa alentejana. Assim, conservaram-se entre outros elementos as paredes construídas em taipa, os tectos altos de traves de madeira, os diversos arcos, a lareira imponente e o poço-cisterna. 

    A CASA DA ESTALAGEM tem capacidade para nove hóspedes (em quatro quartos). O pequeno almoço é servido na sala de refeições e está incluído no preço do alojamento, constando de produtos variados na sua maioria provenientes da própria aldeia ou de localidades próximas.

    Os hóspedes dispõem de várias áreas de estar, incluindo ao ar livre (pátios e um acolhedor jardim).

    A CASA DA ESTALAGEM faculta aos seus hóspedes uma pequena biblioteca com livros e revistas de temas variados, alguns em línguas estrangeiras. Existem também alguns jogos de mesa. As crianças são bem vindas e têm disponíveis muitos livros e jogos infantis.

    Está disponível uma pequena variedade de bebidas para consumo dos hóspedes, a preços moderados. A pedido, também poderão ser servidos lanches e refeições ligeiras.

    A CASA DA ESTALAGEM tem um pequeno espaço onde divulga e comercializa artesanato e produtos regionais (azeites, vinhos e compotas, entre outros).


Built with Berta.me