Casa da Estalagem

  1. A aldeia de Ervidel - terra com história, gente de grande valor! - mantém características que despertam o interesse de quem a visita.

    Caminhar pelas suas ruas permite descobrir alguns encantos que ainda perduram, como as curiosas janelas e as chaminés das casas. Sobressai o imponente e belo edifício da Escola Primária e Elementar Agrícola, mandada construir em 1927 pelo Coronel Martins Mourão, um ilustre e heroico ervidelense. A Igreja Matriz e a Ermida de São Pedro - esta bem próxima da Casa da Estalagem - merecem ser visitadas, assim como o pequeno mas peculiar Museu Rural e o antigo Lagar de Azeite, onde de vez em quando ainda se faz azeite como ancestralmente. Também o vinho é uma tradição importante na aldeia, persistindo várias adegas onde ele é sabiamente elaborado em grandes talhas de barro, Aliás, o vinho é celebrado em Novembro de cada ano na festa da Vin & Cultura. 

    Para percorrerem as estradas e caminhos dos arredores da aldeia ou para passearem até às margens da Albufeira da Barragem do Roxo - onde podem ser avistadas várias espécies de aves migratórias, a CASA DA ESTALAGEM disponibiliza gratuitamente bicicletas aos seus hóspedes.

    Para os apreciadores da pesca e da caça, as águas da Albufeira do Roxo e ribeiras próximas e os coutos da região são locais magníficos para a prática destas actividades.

    Merece uma deslocação a linda vila de Aljustrel, com forte tradição mineira e que entre outros motivos de interesse possui dois miradouros que proporcionam uma panorâmica deslumbrante desta região.

    Também a menos de 30 minutos de Ervidel está a cidade de Beja, capital do Baixo Alentejo e que conta entre os seus atractivos, no seu castelo medieval, com a mais alta torre de menagem de Portugal (40 mts de altura).


Built with Berta.me